O Presidente do SINDIFAR-DF Eduardo Alvarenga esteve reunido nesta manhã, dia 30/03, com o Deputado Distrital @jorgeviannadf, no qual levou algumas demandas da Categoria Farmacêutica do Segmento Público e Privado , dentre as principais demandas foram apresentadas:
1. A Criação do Piso Salarial da categoria pelo poder legislativo e depois Executivo;
2. Falta de EPI’s nas Farmácias e Drogarias no setor Privado;
3. Cobrança do Pagamento de Insalubridde de acordo com a LEI COMPLEMENTAR Nº 974, DE 28 DE SETEMBRO DE 2020 que diz:
[…]
§ 4º Aplica-se o grau máximo de insalubridade aos agentes públicos que atuem em serviços essenciais pelo tempo que perdurar a pandemia.
[…]
§ 6º O grau máximo de insalubridade é concedido aos servidores da saúde que atuam diretamente na prevenção e no combate de epidemias e doenças contagiosas, durante período de declaração de emergência em saúde pública no Distrito Federal.
4. As 2 férias de 20 dias para os farmacêuticos que trabalham nos laboratórios de emergência da SES.
5. Foi solicitado também o cumprimento dos Parâmetros Mínimos para as farmácias dos Hospitais e UBS da SES, buscando assim um espaço mais amplo e bem ventilados para a realização de serviços farmacêuticos , armazenamento de medicamentos e em consequência, trazendo melhores condições de trabalho ;
6. Cumprimento da Lei federal 13.021/2014 que Considera Farmácia como Estabelecimento de Saúde e que determina a assistência do Farmacêutico durante todo período de funcionamento, o que não acontece na Rede Pública sendo que em algumas unidades da SES nem possuem o profissional e quando tem , nos seus afastamentos legais , a Farmacia é fechada pela ausência do mesmo, prejudicando o atendimento da População na entrega de medicamentos controlados .
O Deputado se comprometeu em levar todas as demandas em frente.
O SINDIFAR-DF Agradece o Apoio do Deputado Jorge Vianna e por toda receptividade.
Da Redação